ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

30-06-2005

Entrevista
Mara Rosa

Foto: Diego Mendes

A Acadêmicos do Salgueiro está de porta-bandeira nova. Após a saída de Marcella Alves, agora na Mocidade Independente, cabe a Mara Rosa a responsabilidade de defender o tradicional pavilhão vermelho-e-branco.

OBatuque.com - Seu nome completo?
Mara Rosa - Mara Rosa dos Reis
.

OBatuque.com - Data e local de nascimento?
Mara Rosa - Tijuca, Rio de Janeiro, 14
de junho de 1985
.

OBatuque.com - Onde mora atualmente?
Mara Rosa -
Tijuca.

OBatuque.com - Filiação?
Mara Rosa - Tânia Rosa Pinto Nel dos Reis e Mário Jorge dos Reis
.

OBatuque.com - Sua formação?
Mara Rosa - Curso superior incompleto (cursando 4º período de Jornalismo)
.

OBatuque.com - Cursos?
Mara Rosa - Inglês, Informática e Telemarkenting
.

OBatuque.com - Onde trabalha?
Mara Rosa -
GRES Acadêmicos do Salgueiro, secretaria do presidênte Luiz Duran (Fú)
.

OBatuque.com - Como foi sua infância?
Mara Rosa -
Fui um moleque, joguei bola, subi em árvore, joguei bolinha de gude e sempre vivi rodeada de amigos.

OBatuque.com - Como ficou sua vida após a perda de sua mãe durante o carnaval deste ano?
Mara Rosa -
Graças a Deus minha mãe me criou muito bem e por issso fiquei mais forte. Já era independete, aprendi a dar valor a pequenos momentos.

OBatuque.com - Como e em que dia aconteceu?
Mara Rosa - Minha mãe estava internada para operar o coração, o médico disse que ia prender ela para ela não desfilar. Fiz um ótimo desfile no domingo e na 2ª-feira de carnaval fui visita-lá. Vimos o desfile juntas, saí do hospital às 18h e ela faleceu às 18h25min.
Quando cheguei no hospital não acreditei, me vi cercada de médicos que não falavam nada, somente me olhavam com cara de pena. Eu imaginava que poderia
ter acontecido qualquer coisa, menos que ela tivesse ido. Minha mãe era uma pessoa que simplesmente vivia para ajudar as pessoas, cercada de amigos, tinha o coração imenso, tinhámos uma relação de amigas. Agora resta a saudade de alguém que cumpriu muito bem seu papel aqui. Me lembro que no dia do enterro havia centenas de pessoas que choravam até mais do que eu, pois dependiam muito da Tia Tânia. Toda vez que lembro da minha mãe minha vontade é de bater palmas para ela, que foi e ainda é muito especial!

OBatuque.com - Quando passou a gostar de carnaval?
Mara Rosa - Não sei se passei a gostar, acho que já nasci gostando
.

OBatuque.com - Como chegou ao mundo do samba?
Mara Rosa -
Moro na rua da quadra do Salgueiro desde que nasci, costumo dizer que a quadra do Salgueiro é minha varanda. Acho que não cheguei, pois aprendi a
andar lá.


OBatuque.com - Como você vê o trabalho da segunda porta-bandeira dentro de uma escola?
Mara Rosa - Na vida passamos por etapas e acho que a 2ª porta-bandeira tem que ser a preparação para ser 1ª PB, pois na falta de uma a outra assume.

OBatuque.com - Você vivia a expectativa de ser a 1ª porta-bandeira, agora é oficial. Como está o coração?
Mara Rosa - Estou completamente realizada, passei por todas as etapas, fui até 3ª porta-bandeira da Aprendizes do Salgueiro. Me sinto preparada e acho que chegou minha hora. Conquistei meu espaço sem passar por cima de ninguém
.

OBatuque.com - O que acha da prefência de algumas escolas em optarem pela 1ª porta-bandeira de outra agremiação?
Mara Rosa -
Cada escola procura o melhor, mas na minha opinião temos que incentivar a comunidade e aproveitar e valorizar as pessoas que dançam por amor À escola, senão vai acabar havendo um comércio de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

OBatuque.com - Você acredita que iniciativas como a  do Salgueiro influenciam outras agremiações a escolherem uma prata-de-casa?
Mara Rosa - Espero que sejam um exemplo, para que cada vez mais as pessoas acreditem no seu sonho
e o realizem
.

OBatuque.com - Por que você não optou por uma escola que estivesse no Grupo de Acesso, quando
era segunda do Salgueiro, para lhe dar mais experiência?

Mara Rosa -
Porque eu quis aprender a dançar para defender o pavilhão da minha escola de samba, a qual eu já amava antes de aprender a falar.

OBatuque.com - Houve algum convite?
Mara Rosa -
Vários, só que esperei minha hora, pois, como já disse, para tudo tem sua hora.

OBatuque.com - O Ronaldinho já é um mestre-sala experiente. Como você vê essa responsabilidade de estar ao lado dele e carregar o pavilhão do Salgueiro?
Mara Rosa - Me sinto honrada e vou dar tudo de mim para estar à altura dele.

OBatuque.com - Como é seu relacionamento com Ronaldinho?
Mara Rosa - Nos damos muito bem. Embora não tenhámos dançado juntos, há alguns anos defendemos o mesmo Pavilhão.

OBatuque.com - E agora, como primeira porta-bandeira, você já se imagina na Avenida?
Mara Rosa - Me imagino entrando na Passarela do Samba, olhando à minha frente e dançando com muito amor e orgulho.

OBatuque.com - Fale sobre seu projeto no Salgueiro.
Mara Rosa - Bom, o projeto não é meu, coordeno a Vila Olímpica do Salgueiro, que mantém vários projetos esportivos para crianças carentes de comunidades próximas. Além dos projetos esportivos, temos curso de alfabetização para adultos e todas as atividades são inteiramente grátis. Porém, para participar as
crianças têm que estar estudando.

OBatuque.com - Sua opinião a respeito dos projetos sobre porta-bandeira e mestre-sala?
Mara Rosa -
Acho de extrema importância, temos que incentivar as crianças e, como já disse, aproveitar o que temos em casa.

OBatuque.com - As pessoas que a ajudaram para que seu sonho se realizasse?
Mara Rosa - Comecei a dançar com 10 anos. Fui levada ao projeto do Manoel Dionísio pela Ivone e pelo Joaquim, que na época tomavam conta da Vila Olímpica do Salgueiro. Aí fui crescendo e tive o apoio do Luiz (Molô), Margareth (presidente na época da Aprendizes), Tia Glória e Fabiana, e sem desmerecer ninguém, tive o
opoio de todos os salgueirenses que me viram crescer e acreditaram no meu sonho. E, pricipalmente, meus pais, que sempre me apoiaram
.

OBatuque.com - Em quem você se inspirou ou se inspira?
M
ara Rosa -
Me inspirei na Taninha, que foi porta-bandeira do Salgueiro no carnaval de 2003.

OBatuque.com - Um samba que você gostaria de bailar como porta-bandeira?
Mara Rosa - "Valeu, Zumbi", Vila Isabel, 1988
.

OBatuque.com - Um intérprete?
Mara Rosa -
Nêgo, Rixxa e Quinho.

OBatuque.com - Um momento marcante em sua vida?
Mara Rosa - Minha festa de 15 anos
.

OBatuque.com - Seu projeto de vida?
Mara Rosa - Meu grande projeto de vida é estar de bem comigo mesmo
.

OBatuque.com - O site OBatuque.com deseja a você sucesso e um grande Carnaval
2006.


Mara Rosa com o pavilhão salgueirense,
ao lado do mestre-sala Mosquito

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO