CARNAVAL 2008

20-02-2008

Destaques do Carnaval 2008
OBatuque.com
premia
carnaval da Intendente Magalhães

Nossa equipe acompanhou ao longo dos dias 3, 4 e 5 de fevereiro os desfiles dos grupos de Acesso C, D e E das escolas de samba da AESCRJ. Ao longo dessa jornada, muitos sambistas se dedicaram ao compromisso de fazer o melhor possível por suas agremiações. Muitos inclusive, chegando ao extremo de suas condições físicas, seja pela indumentária utilizada, pelo esforço atribuído para a compensação de companheiros ausentes ou pelas condições climáticas que em alguns momentos obstruem a melhor performance das escolas de samba.

Assim, no intuito de valorizar a arte popular que passa pela avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, a equipe de OBatuque.com edita mais uma vez a premiação Destaques do Carnaval, elegendo não simplesmente esse ou aquele melhor sambista, por entender que todos ali deram o que estava ao seu alcance, mas os que mais se destacaram.

Diferentemente dos anos anteriores, nos debruçamos dessa vez a observar todo o conjunto dos desfiles realizados, não nos mantendo presos a determinados segmentos das escolas, tentando garantir, assim, uma maior amplitude na valorização de todos que se destacaram em cada um dos três dias de desfiles.

Confira a relação dos Destaques do Carnaval 2008 dos desfiles dos grupos de Acesso C, D e E da AESCRJ.

*** *** ***

Grupo de Acesso C
Intérpretes

Gilson Bacana e Sônia Beija-Flor
Corações Unidos do Amarelinho

Ao início do desfile da agremiação de Irajá, muito se temia pelo desempenho do canto da escola em virtude da ausência dos músicos responsáveis pelo cavaco e pelo violão. No entanto, a dupla de intérpretes não afinou, ou melhor, não desafinou e junto aos componentes da escola mantiveram a cadência do samba até o término do desfile. Mérito para os intérpretes e para a garra dos componentes da Corações Unidos do Amarelinho.
 

Grupo de Acesso C
Bateria

Mestre Renato Rodrigues
Flor da Mina do Andaraí

Somando a forte chuva que a escola pegou na concentração ao grande desfile realizado pela antecessora, a Arrastão de Cascadura, restava aos ritimistas da Flor da Mina resguardar seus instrumentos, manter a proteção de plástico e soltar o braço na avenida. E isso foi feito com maestria sob o comando de Mestre Renato Rodrigues e seus auxiliares. A bateria veio na pegada do carro de som e conjuntamente mantiveram a cadência do samba para contribuir com o bom desfile realizado.


Grupo de Acesso D
Melhor Desfile

Mocidade Independente de Inhaúma

Em meio à acirradíssima disputa pelo carnaval do grupo de Acesso D da AESCRJ, a turma de Inhaúma apostou num desfile homogêneo, sem grandes ostentações, com apenas uma alegoria, porém com um grande número de componentes, próximo a 800 pessoas. Sem correria e sem atropelos, a escola trouxe um abre-alas de impacto, belas fantasias, um samba tranqüilamente sustentado pela bateria e pelo carro de som. A ausência de uma segunda alegoria pode até ter deixado uma lacuna no desenvolvimento do enredo, mas não prejudicou o transcorrer do desfile. Poucos deram falta desta alegoria. Mérito da direção e dos integrantes da harmonia da escola.
 

Grupo de Acesso E
Comissão de Frente

Sérgio Oliveira
Mocidade Unida de Jacarepaguá

Se há quem julgue um bom livro pela capa, a comissão de frente garantiu o impacto inicial da campeã Mocidade Unida de Jacarepaguá na Avenida. Nem a chuva que insistia em cair na pista tirou a ginga ou desequilibrou os malandros que abriram o desfile da escola que celebrou o centenário do grande mestre Cartola em Campinho.
 

Grupo de Acesso E
Destaque de Honra

Vida e glórias de Xangô da Mangueira
Infantes da Piedade

Há coisas que valem um campeonato. Outras valem o próprio carnaval. A Infantes da Piedade levou para a Avenida o enredo "Exaltação - Vida e glórias de Xangô da Mangueira" e a imponente presença do homenageado Xangô foi um momento mágico do Carnaval 2008. A Infantes da Piedade não ganhou o carnaval nem subiu de grupo. Mas marcou muitos pontos na história dos desfiles.

          CARNAVAL 2008