OBatuque.com

04-04-2005

Bate-papo com o jurado

Eri Galvão

Às vésperas do Carnaval 2005, durante a abertura do barracão da Imperatriz Leopoldinense para a imprensa e comissão julgadora, a reportagem de OBatuque.com conversou com alguns dos jurados presentes para saber um pouco mais da difícil tarefa de julgar as escolas de samba e ficar sempre na berlinda, jamais agradando a todos. Nesta série, estaremos conhecendo mais sobre eles e como realizam a árdua tarefa de julgar os protagonistas do maior espetáculo da Terra.

==========================================

OBatuque.com – Qual a sua formação? Desde que ano está no corpo de jurados? E Qual o quesito?
Eri Galvão – Eu sou músico, cantor e compositor. Estou no júri desde 88, vamos para o 8º carnaval, sempre julgando samba-enredo.

OBatuque.com – Fala pra gente dos principais critérios para julgar samba-enredo?
Eri Galvão – É o único quesito que tem dois itens. Tem a nota para letra e para melodia. A gente tem que verificar a adequação da letra com a melodia e vice-versa. É aí que acontece a prosódia, o encaixe legal. Com isso acontecendo, a música fica fácil de ser cantada. Se está fácil de ser cantada e se o tema é de bom gosto, bem desenvolvido, é bonito, a escola com certeza vai cantar o samba todo na Avenida. E um samba-enredo bem feito hoje é 60% do carnaval pra ganhar.

OBatuque.com – E a questão da letra em função do enredo? As escolas encaminham a sinopse do enredo com o cronograma de desfile e a proposta do carnavalesco. Em geral você percebe que a letra do samba obedece às exigências do próprio enredo?
Eri Galvão  – Esse é um dos pontos principais. O samba-enredo é como o livreto da ópera. Ele tem que descrever o que vai estar passando na Avenida. Então, todo samba conta uma história. Tudo que ele diz tem que passar na Avenida. Se ele falar e a escola não apresentar, ou passar alguma coisa que não está no samba, é porque houve um descompasso aí. É nesse momento que a gente entra pra pontuar. Pontuar por quê? Porque a escola entra com a nota 10 em todos os quesitos. A gente vai pontuando de acordo com o erro que a escola vai cometendo. Se passar por todos sem ser pontuada vai ser uma escola nota 10.

OBatuque.com – Você citaria pra gente um momento, um samba-enredo que tenha tido uma adequação perfeita de letra, melodia e sinopse?
Eri Galvão – Eu vou citar um. Esse ano eu era julgador, mas não fui sorteado e fiquei de fora, mas assisti ao carnaval. Foi o “Quizomba”, um samba muito bonito que deu o carnaval pra Vila. Teve o “Liberdade, Lierdade”, com o qual a Imperatriz também ganhou o carnaval. Teve o “Explode Coração”, aquele do Salgueiro com o enredo “Peguei o Ita ...”. Tem o “Chuê, Chuá, as águas vão rolar” da Mocidade. Esses sambas eram sambas que no disco você ouvia uma coisa, na quadra outra e na Avenida foi uma reação totalmente diferente. Então, as pessoas dizem que julgar samba é uma maravilha, você pega o disco e vai ouvindo. Pelo contrário, é complicado. Por quê? É o único quesito que todas as pessoas que vão ao Sambódromo já conhecem. Ninguém conhece mais nada. Todos os outros quesitos ainda vão se apresentar. Só que ele não é julgado no disco nem na quadra, senão a gente mandava o resultado pelo correio. Ele é julgado na Avenida. No momento em que a escola está passando. Então eu digo, alguns sambas que não estavam nem tão divulgados assim, fizeram a escola virar e ganhar o carnaval. O “Explode Coração” foi um, o “Liberdade, Liberdade” foi outro. Tem o “Ratos e Urubus” da Beija-Flor, que é um samba lindíssimo também.

OBatuque.com – Onde entra a participação do intérprete no quesito samba-enredo?
Eri Galvão – Entra sim, porque às vezes o intérprete pode desperdiçar um samba. Outro ano a Tijuca desperdiçou o samba por conta de problema de afinação. Então isso acontece. Às vezes o intérprete não está num dia legal, então ele vai prejudicar essa nota. Atravessar, não atravessa mais, já que o som da Avenida não deixa mais isso acontecer, mas acontece do cara cantar fora do tom e aí quebra a harmonia e o componente não sabe se segue o cavaco ou o cantor, e prejudica a escola, que vai parar de cantar. Aí a gente entra pontuando, porque o samba tem que dar facilidade para a escola cantar e sambar.

OBatuque.com – Agradecemos a atenção que você nos deu e desejamos sucesso no Carnaval 2005.
Eri Galvão – Sorte pra nós todos e bom carnaval.

OBatuque.com