CARNAVAL 2009

03-03-2009

Sossego confirma favoritismo e vence Grupo Rio de Janeiro 2

Por Ricardo Delezcluze

Deu a lógica no Grupo Rio de Janeiro 2, antigo Acesso C do carnaval carioca. A grande campeã foi a Acadêmicos do Sossego, que venceu uma disputa acirrada com Flor da Mina do Andaraí e Mocidade de Vicente de Carvalho. As outras duas escolas ascendem ao Grupo Rio de Janeiro 1 ao lado da campeã e desfilarão na Sapucaí em 2010.

O desfile de domingo na Intendente Magalhães foi aberto pela Unidos de Lucas. A escola foi uma das rebaixadas em 2008. O desfile marcou sua estreia em Campinho e a escola parece ter sentido a diferença para a Sapucaí em um desfile com alguns problemas. Os poucos componentes que desfilaram pelo "Galo de Ouro" não cantavam. As fantasias pobres não ajudaram no entendimento do enredo confuso. Apesar disso, a escola demonstrou muita garra, erguendo um belo conjunto alegórico em menos de duas semanas. O esforço não foi suficiente para assegurar a Unidos de Lucas ao menos no mesmo grupo 2010 e a escola foi novamente rebaixada.

Logo a seguir, duas escolas surpreenderam fazendo belas apresentações: a Acadêmicos da Abolição e a Unidos de Cosmos. A primeira contou com a força de sua excelente bateria e a segunda com a organização impecável de seu desfile.

A Unidos do Cabuçu, outra agremiação tradicional que frequentou a elite do carnaval por muitos anos, fez um desfile plasticamente correto. No entanto, deixou a desejar no canto, que foi a marca de sua apresentação anterior.

Buscando apagar a má impressão deixada um ano antes, a Unidos da Ponte entrou com muita garra e evoluindo com leveza. Seu conjunto alegórico, que deixou a desejar em 2008, foi apenas correto. O grande destaque fica por conta do carro de som comandado pelo estreante Pingo.

Com um enredo politicamente correto, a Unidos do Cabral fracassou ao tentar passar sua mensagem na passarela. Apesar do empolgado e irreverente samba, o público permaneceu frio durante a apresentação da escola, que acabou na penúltima colocação após a apuração e, portanto, desfilará no Grupo Rio de Janeiro 3 em 2010.

Cercada de expectativa, a Vizinha Faladeira decepcionou, realizando um desfile apenas regular que lhe assegurou a manutenção no grupo. O grande destaque da escola ficou por conta do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Cassiane e Weslen.

Outro desfile bastante esperado era o do Acadêmicos do Dendê, que fez dois ótimos carnavais por esse grupo. O desfile de 2009, no entanto, pecou pelo excesso de problemas, como falta de baianas e os poucos componentes que cantaram o samba. Além disso, carros alegóricos passaram apagados e o enredo não foi compreendido pelos jurados. O destaque, além do samba, ficou novamente por conta do casal Paulo Henrique e Tuane, especialmente a jovem Tuane, de apenas 13 anos, que conseguiu arrancar duas notas 10 dos jurados em sua estreia.

Um dos grandes momentos da noite foi o desfile da Flor da Mina do Andaraí. A escola conseguiu o vice-campeonato com um desfile magistral, onde, além de arrancar aplausos empolgados do público, contou com o apoio de seus componentes. As grandiosas e caprichadas alegorias contavam o enredo "Eu era feliz e não sabia..." de maneira simples. As fantasias bem feitas tornavam o desfile mais agradável ainda. Os destaques ficaram por conta da bateria de Mestre Renato e do belo samba-enredo.

Logo a seguir a Difícil é o Nome mostrou que não deixaria a vaga escapar facilmente e trouxe um belo conjunto alegórico para contar a história do Teatro Municipal. Uma pena que o samba não tenha funcionado tão bem.

Já a Unidos de Manguinhos fez um desfile modesto homenageando Arlindo Cruz com a clara pretensão, alcançada por décimos, de ficar no grupo. A emoção tomou conta na passagem de Arlindo Cruz, aplaudido efusivamente pelo público no último carro.

Outra escola que parecia satisfeita em permanecer no grupo era a Acadêmicos de Vigário Geral. A escola, que enfrentou problemas administrativos na preparação para o carnaval, não conseguiu mobilizar seus componentes e desfilou com um pequeno contingente, perdendo preciosos 3,1 pontos em obrigatoriedades. O destaque ficou por conta da criatividade do carnavalesco Laerte no desenvolvimento do enredo.

Fechando a noite, a Acadêmicos do Sossego e a Mocidade de Vicente de Carvalho fizeram belos desfiles. A escola de Niterói deu um show apresentando um forte canto e um belo samba. As alegorias, apesar de não serem grandiosas, eram perfeitas no acabamento e detalhes. Os componentes, extremamente bem vestidos, cantavam com orgulho a história de sua terra e tornaram-se um dos grandes trunfos na conquista do título.

Já com o dia amanhecendo, a Mocidade de Vicente de Carvalho fechou com chave de ouro o desfile do grupo. O prêmio para a execução de um carnaval bem planejado e um desfile muito organizado foi a terceira colocação e a última vaga para a Sapucaí no Carnaval 2010.

*** *** ***


O capricho nas fantasias foi um dos pontos fortes
do carnaval da Sossego, a começar pela comissão
de frente, na foto antes de começar o desfile


A beleza do primeiro carro alegórico da Flor da Mina
encheu a pista de desfile e era prenúncio
do que viria atrás


O acabamento das alegorias, como no detalhe do
Rei Momo e sua coroa, garantiu importantes
pontos para Vicente de carvalho

          CARNAVAL 2009